quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Prepare o seu coração..." Theo de Barros e Geraldo Vandré


         Theo de Barros
Com o verso título deste artigo, os compositores Geraldo Vandré e Theo de Barros iniciaram a canção “Disparada”, um clássico da música popular brasileira, imortalizado na voz de Jair Rodrigues.

A música foi classificada em primeiro lugar no Festival de música da TV Record, no ano de 1966, empatada com a “Banda”, de Chico Buarque de Holanda.

Geraldo Vandré, nascido na Paraíba, ficou conhecido com a canção Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores), que ganhou o segundo lugar no Festival de Música da TV Globo, no ano de 1968. Com a promulgação do Ato Institucional nº5, o famigerado AI-5, Vandré foi exilado, morando em vários países da Europa e ficando quatro anos fora do Brasil. O artista ficou identificado como o “mito” de resistência à ditadura.

Theo de Barros, nascido no Rio de Janeiro, filho de Theophilo de Barros Filho, ex-diretor musical das Emissoras Associadas, Rádio e Televisão Tupi e de Maria de Lourdes Patriota, natural da cidade de Touros/RN, é compositor conhecido nacionalmente e parceiro de vários autores, dentre eles, César Camargo Mariano e Paulo César Pinheiro, além de produtor de jingles para propagandas comerciais de empresas como o Banco do Brasil, Transbrasil e Caixa Econômica e trilhas sonoras para filmes, novelas e peças teatrais.

O músico gravou o seu primeiro long play aos 37 anos, com o título “Primeiro Disco”, em que além da canção “Disparada”, está a música “Festa de Touros”, com gravação apenas instrumental e a seguinte referência no encarte: "Touros é uma vila de pescadores no Rio Grande do Norte, onde sua mãe nasceu. Durante o mês de dezembro realiza-se a festa do “Bom Jesus dos Navegantes”, com folguedos, procissões, quermesses e cantadores. O nome Touros se deve a um pontal com cabeça de boi que lidera a sua praia inesquecível."

No ano de 2004, a música "Festa de Touros" foi regravada no CD Theo de Barros, lançado pelo selo Maritaca e interpretada por Tatiana Parra.

A mãe de Theo saiu de Touros para o Rio de Janeiro na década de 40, conheceu o pai do compositor e constituíram família. Na sua adolescência, Theo de Barros costumava viajar para a referida praia, em suas férias escolares; atualmente reside na cidade de São Paulo.

Para as novas gerações de tourenses e norte-rio-grandenses é importante que tenham conhecimento de fatos e registros como esses, na história da Música Popular Brasileira.

Do chão de areia alva em que o mar jorra as suas águas, na Ponta do Calcanhar, a luz da maternidade permitiu a parceria que imortalizaria uma das mais belas canções da nossa música: “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar”. Eu venho lá do sertão...”.

PS.

Festa de Touros
Letra e Música: Theo de Barros


Povo Canta
Bom Jesus tá chegando é santa
Maré Alta o trouxe a tanta
Duna clara a chamar corrente
Navegante atendeu
De um olhar Bom Jesus nasceu
Espanta!
Ladainhas no altar do vento
Vem nos anunciar
Vai chegar na manhã de sol

Flores livres
Flutuando
É o andor passando
Pouca ponte prá tanta gente
Penitentes, parentes, crentes...
Levitando outra vez
Vai entrando pela Matriz,
Giganta
Colhe a fé que se movimenta
Esmagando calangos, plantas
Sombreando o sol

Avexe! Ceiça, Ivonete, Lourdes e Guiomar
O sino já dobrou a reza tá prá começar
Beatas a gemer canções
Profissionais de procissões
Depois da missa tem quermesse e prá terminar
Da festa, vamos prá seresta até o sol raiar
Do mar...



Nenhum comentário: