sábado, 6 de fevereiro de 2010

“A Inclusão Social e a Mídia: um único olhar”


O livro A Inclusão Social e a Mídia: um único olhar, lançado no final de 2009, é uma versão da tese de doutorado apresentada em 2007, ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por Carminha Soares, com graduação em Letras e Comunicação Social, pela UFRN, e especialização em integração das pessoas com deficiência: habilitação e reabilitação pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Para a investigação do discurso utilizado pela mídia norte-rio-grandense sobre inclusão e deficiência, foram utilizados os jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal/O Poti, do período compreendido entre os anos de 1992 a 2002.

Todo esse trabalho acadêmico é fruto dos sete anos que Carminha Soares passou à frente da Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência – CORDE/RN, e de questionamentos sobre as contribuições da mídia para a inclusão social das pessoas com deficiência.

A síntese do trabalho desenvolvido por Carminha Soares pode ser traduzido na apresentação do livro, nas palavras de Maria Teresa Eglér Mantoan: Sua atuação na comunidade tem como mote o direito à diferença, na igualdade de direitos e, para assegurá-lo, ela se envolve inteiramente, promovendo mudanças e destacando-se por fazer do Brasil um país para “todos”.
É preciso que a mídia e a sociedade brasileiras comecem a refletir sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, não somente no período dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2010, e os Jogos Olímpicos de 2016.

Nenhum comentário: