quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015


A IMPORTÂNCIA DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA - Luiz Penha

O maior investimento que uma família pode oferecer a um filho é a oportunidade de uma educação de qualidade.

O maior compromisso de qualquer gestor público é oferecer uma educação de qualidade à sua população.

Neste sentido, a biblioteca pública é um equipamento fundamental para a socialização e para a formação intelectual das novas gerações.

Assim sendo, a biblioteca não pode ser um ambiente amontoado de livros desordenados, sem iluminação condizente e sem ventilação.

O espaço de uma biblioteca deve ser um lugar bem iluminado, prazeroso, agradável, ventilado e/ou climatizado, além de silencioso.

Além de servir como suporte na formação intelectual de crianças e jovens, fruto de uma política de estímulo à leitura, a biblioteca pode ser um equipamento disponível para visitantes e turistas que a tenham como mais uma opção oferecida para viajar pelo mundo, por meio das páginas e das letras.

No caso de da praia de Touros, que tem uma rica história e uma rica cultura, podendo ser o diferencial do litoral norte potiguar, a biblioteca pública poderia ser um dos equipamentos de conhecimento da literatura local, para que o visitante e turista pudessem descobrir obras como Touros à Meia-Tinta, Um gosto Amargo de Fim, Cisco da Praia, Touros-uma cidade do Brasil, Itajubá Esquecido, Noturno de Touros, Emoções Rimadas, Livro D’Alma e tantos outros autores tourenses.

Por outro lado, a biblioteca seria o grande suporte de uma educação integral, possibilitando um trabalho interdisciplinar, de forma a preparar as novas gerações de tourenses para, além de conhecerem os clássicos universais, as literaturas brasileira, potiguar e local, aprenderem a valorizar e respeitar sua própria cultura e história.

Infelizmente o município carece de tão importante equipamento, que poderia se tornar realidade, buscando apoio na classe política e órgãos federais que, especificamente, dispõem de recursos para viabilizar tal empreitada.

Sempre bato nessa tecla quando abordo Touros em meus textos: Touros precisa cobrar a sua fatura, quando se trata de ser um município com a história e a riqueza que tem. Essa iniciativa tem que partir, prioritariamente, do poder público.

Touros não pode sucumbir ao longo do tempo. Touros é a Esquina do Brasil.

Nenhum comentário: