segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GRUPO ESCOLAR CEL. ANTÔNIO FLORÊNCIO PEREIRA DO LAGO

O grupo escola Cel. Antônio Florêncio Pereira do Lago foi criado em dezembro de 1927, durante o governo de José Augusto Bezerra. O grupo funcionava atendendo aos primeiros anos do hoje ensino fundamental. Hoje o prédio encontra-se em ruínas e havia a perspectiva de, após a reforma por parte do governo estadual, abrigar mais uma Casa de Cultura, dentro do projeto das Casas de Cultura da Fundação José Augusto.

Ocorre que, pelo valor histórico, arquitetônico e cultural da construção, alguns filhos de Touros vêm se manifestando com relação à reforma do prédio.

Essa lutei eu já venho encampando, também, há algum tempo, inclusive com a publicação de artigos em jornais de Natal/RN, como no artigo abaixo, publicado em 2004.

No dia primeiro de janeiro, durante a procissão do Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro de Touros, a professora aposentada Nizete Santos e os ex-alunos Ângelo Neri e Maria Antônia Costa, questionaram a governadora sobre a situação em que se encontra o prédio. A professora Wilma de Faria se comprometeu com a reforma, solicitando um prazo até março de 2010.

OBS: Coincidentemente ao chegar a minha residência para postar esta matéria, às 18h40m, encontrei uma correspondência em que havia um exemplar do Jornal de Natal, do dia 18 de janeiro de 2010, enviado pelo amigo Otoniel Baracho, em que consta matéria do jornalista José Vanilson Julião, baseada em e-mail que enviei ao www.substantivoplural.com.br e www.thaisagalvao.com.br, sobre a situação da escola tourense.

Touros e a Cultura


Uma das louváveis ações do poder público estadual é a criação das Casas de Cultura.Já foram fundadas casas nos municípios de Nova Cruz, Caicó, Assu, Martins, Santa Cruz e Macau.

No município de Touros, cidade histórica, que foi instituída a porta de entrada para a criação do estado do Rio Grande do Norte, a partir da chegada do Marco Colonial português, em 07 de agosto de 1501, não há a preocupação de preservação e resgate da sua história. Prova disso é que um município de tamanha importância, até hoje, não dispõe de um espaço cultural para que os seus munícipes possam fazer e receber cultura.

No aspecto histórico tem a chantagem do Marco, com a chegada da expedição de Gaspar de Lemos; em 1928 o pouso forçado do avião de Ferrarim e Del Prete (aviadores italianos) no local denominado Lagoa do Avião; no turismo tem o farol mais alto da América Latina, o conhecido Farol do Calcanhar; na cultura, poetas como Porto Filho, Luis Patriota e Francisco Brito e grupos folclóricos, sendo o mais conhecido as bandeirinhas (grupo de mulheres que saem as ruas em homenagem aos santos dos festejos juninos, cantando canções populares de domínio público) que conclui a sua festa com o tradicional banho de rio.

A chegada de uma Casa de Cultura, no padrão criado pelo Governo Estadual, seria um passo de significativa importância. As instalações poderiam ser onde hoje funciona a escola estadual Antônio do Lago, prédio histórico que está em precárias condições físicas.

Já que até agora o poder público municipal não tomou tal iniciativa e Touros tem elementos de sobra para fazer tamanha solicitação, apelo aos agentes públicos, Sr. Presidente da Fundação José Augusto, François Silvestre e a Governadora do Estado, profa. Wilma Faria.

A cidade de Touros não merece a maneira como vêm sendo tratadas a sua cultura e a sua história.

Enquanto a vida existir nesta matéria faço meus os versos do poeta Porto Filho “Vou cantar a minha Vila que cintila sob o clarão do luar...”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus sinceros parabéns pela construção de um instrumento que mostra a desconstrução do nosso patrimônio público, mas como homem público que sóis, espero que intervenha, a fim de que a recuperação da nossa memória não fique apenas na lembrança, mas sim visível aos nossos olhos; talvez quem sabe, requerendo para a ONG um espaço e em troca preservá-lo e conservá-lo.
Abs.
nildo

Martinho Melo disse...

Estudei nesta escola, mais conhecida como "o grupo", na época estava em melhores condições. Espero que seja reformado e volte a ter o respeito que merece.

vlw Luiz por mais essa iniciativa, tô com você e não abro!!