quinta-feira, 20 de agosto de 2015




O TRANSPORTE NOSSO DE CADA DIA


Administrar o interesse público exige planejamento, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.
Em Touros há um completo desrespeito à lei e há falta de planejamento e organização no que tange ao direito dos alunos de usarem o ônibus escolar para irem estudar na capital.
Como se já não bastasse, o início do semestre 2015.2 conta somente com um ônibus para cobrir da UNP da avenida Floriano Peixoto até as faculdades de Ponta Negra, passando pelo anel viário da UFRN, nos dias em que se desloca até Natal.
Há universitários que têm aula a partir das 18h e terminam perdendo a primeira aula, pelo fato de um só transporte chegar com atraso nas instituições citadas.
Além da necessidade de dois ônibus para contemplar o público usuário, esses veículos já deveriam estar revisados e disponíveis antes do período letivo.
Ao contrário disso o percurso é realizado com estudantes em pé, na ida e na volta, tendo inclusive gestantes.
Em função da irregularidade do serviço, muitos educandos nesse início de semestre estão arriscados a perdê-lo pela quantidade de faltas.
Outros, para não perderem suas aulas, fazem uso do ônibus intermunicipal, pagando R$14 reais, por cada percurso, e tendo que pernoitar em Natal, com retorno no dia seguinte.
Justificar que muitos podem realizar essa despesa por conta própria é impróprio, pois educação é direito do cidadão e dever do Estado, seja para filhos do prefeito, vereadores ou de pescadores tourenses.
Já pensou se as universidades públicas federais e os IFs só aceitassem alunos de menor poder aquisitivo? Seria um literal desrespeito à Constituição Federal.
Além do mais, muitos desses alunos pagam mensalidades em instituições privadas com sacrifício.
É preciso que a administração pública municipal tenha visão estratégica, pois a mão de obra que está em busca de qualificação irá servir ao próprio município em um futuro próximo.

Nenhum comentário: